Meus Devocionais

Graça e Paz! 
Seja bem-vindo à estudar comigo o livro de "Provérbios de Salomão"
Não sou nenhuma Teóloga ou Doutora em sabedoria bíblia, sou uma cristã que
procuro me empenhar em agradar à Deus, creio que esse também é seu objetivo
... então, vamos lá!


AbreviaçõesR= Referência / E= Explicação / I= Ilustração / A= Aplicação

R
Provérbios 4:1-9

1Filho, escute o que o seu pai ensina. Preste atenção e compreenderão as coisas. 2O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. 3Quando eu era menino, filho único dos meus pais, 4o meu pai me ensinava, dizendo: Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. 5Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. 6Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 7Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. 8Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. 9A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.

E
Salomão aqui nesse texto, orienta a Davi seu filho a não se apartar de seus ensinamentos de pai. Que o princípio da sabedoria é adquirir sabedoria e entendimento com tudo o que possuir. Fala também, que se ele decidir amar a sabedoria, ela o guardaria e o protegeria. E que ela honra e daria à sua cabeça um diadema de graça!

I
Quando estamos buscando sabedoria, ligados em Deus, no temor de Deus, e aí decidimos tomar uma atitude não sensata... nossa mente já acende aquele alerta:- não faça, não é por aí!
Isso é a sabedoria clamando!

A
Se a ouvirmos colheremos seus bons frutos (de bênçãos e de paz), se insensatamente a recusarmos colheremos os frutos ruins da nossa escolha (de maldição). Deus é tão bom, que não nos obriga a nada! Ele deixa nós decidirmos, e vale lembrar que o plantio é opcional, porém a colheita é obrigatória.  

Oração: Senhor Deus, tenha misericórdia de mim, pelas vezes que agi pela minha vontade e cobiça, me ajude a seguir o plano que o Senhor tem para minha vida, com sabedoria e com a sua direção! Eu oro em nome de Jesus... amém!
______________________________________________

Meu Devocional de hoje: 05 de Julho de 2014

- Hoje tive o privilégio dado pela infinita misericórdia de Deus, de poder honrá-lo com minha devoção! Sinto-me feliz e firme em Cristo. É muito importante termos este momento de intimidade com Deus! Afinal, Ele nos deu 24 horas diárias e o que é dedicarmos pelo menos 30 minutos diariamente para Ele?
Vamos lá...

Início:
* Oração:
- Reconhecendo a soberania de Deus
- Humildade para reconhecer que não se pode chegar em lugar algum sem Ele
- Intimidade com Deus...

* Louvores:
- Oh! Que prazer (é descobrir que andas ao meu lado...)
- Meu Refúgio (Tú és o meu Refúgio...)
- Milagre (minha vida era sem explicação...)

* Leitura: 2 Samuel 21:1 ao 14
   Para entendermos: Saul (o primeiro rei de Israel) havia morrido e Davi reinava em Israel e houve três anos de fome consecutivos. Os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do resto dos amorreus; mas os filhos de Israel lhes tinham jurado poupá-los. Davi consultou a o Senhor, e o Senhor lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sua casa, porque ele matou os gibeonitas. Davi perguntou aos gibeonitas então o que eles queriam em resgate a este mal causado por Saul...e os gibeonitas disseram: nos deem 7 homens dos filhos de Saul para que os "enforquemos ao Senhor!". Tomou o rei, os dois filhos de Rispa (filha de Aiá): Armoni e Mefibosete, como também cinco filhos de Merabe, e os entregou nas mãos dos gibeonitas que os enforcou no monte perante o Senhor.
   Então Rispa tomou Pano de Saco, fez uma espécie de tenda para proteger os corpos dos animais selvagens, não deixou que as aves do céu se aproximassem de dia, nem os animais do campo de noite, e isso desde o princípio da ceifa (abril / começo de maio) até a volta das chuvas (provavelmente outubro / novmbro). Temos aí aproximadamente incríveis 5 meses!!
   Rispa demonstrou atitudes de :
* Humilhação!
* Determinação!
* Atitude!
* Fé!
* Coragem!
 

Ela só parou depois de ver o Resultado! Apesar de não poder tê-los salvo em vida, a coragem de Rispa ao proteger na morte aqueles que amava foi recompensada com a certeza de que seu testemunho proporcionaria um enterro digno para aqueles a quem ela havia vigiado e contribuiria para para a resposta favorável de Deus à nação de Israel.
 Não importa se as aves de rapina estão vindo atacar sua família, não importa se as feras do campo estão vindo arrancar seu casamento do lugar. Assim como Rispa devemos fechar as portas para o diabo! Lutar, usando nossas armas espirituais, através da leitura da palavra, consagração, jejum, perseverança na oração e na intercessão! Tomar posição de guerreira de Deus, ninguém vai destruir nosso Lar! Marido, filho, casamento! Não! Minha casa é do Senhor Jesus!Estejamos de prontidão!
Amém!

---------------------------------------------------------------------------------
Estudos Pessoais


1 Tessalonicenses:


Autor: Paulo                                                                                                                               
 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses do Eterno, o Pai, no Messias: Graça e paz tenhais do nosso Pai e do Salvador.
1 Tessalonicenses 1:1
Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.
1 Tessalonicenses 2:18

*Data: 50 a 52 d.C

*Destinatários:
1º Foi direcionada aos novos convertidos de Tessalônica. Esse grupo de convertidos era composto por: Pagãos idólatras (1:9) / Gregos ‘piedosos (1:8)’ / Judeus, algumas das distintas mulheres de Tessalônica também se converteram .
Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm no Pai. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para o Pai, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: o Messias que nos livra da ira que há de vir”. (1 Ts. 1:8,9 e 10)”
2º A orientação de Paulo é que esta epístola seja lida para todos os irmãos (5:27) o que inclui os cristãos de todos os séculos.
Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.
1 Tessalonicenses 5:27


Tema: Escatológico - Etimologia da palavra: vem da língua grega: escatos, que quer dizer últimos e logia que geralmente é traduzido por estudo (saber). É uma parte da teologia e filosofia que trata do estudo das últimas coisas, dos últimos acontecimentos na história do mundo ou do destino final do ser humano.Nesse sentido, refere-se aos acontecimentos que foram preditos na bíblia, eis aí a razão qual é chamada de escatologia bíblica.

- De maneira interessante cada capítulo termina com uma referencia a volta do Messias. Vejamos: 1:10 / 2:19 / 3:13 / 4:13-18 / 5:24
·         E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, o Messias, que nos livra da ira futura.1 Tessalonicenses 1:10

·         Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de majestade? Porventura não o sois vós também diante de nosso Salvador em sua vinda?1 Tessalonicenses 2:19

·         Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso  Pai, na vinda de nosso Salvador com todos os seus santos.1 Tessalonicenses 3:13

·         Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que o Salvador morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, ELE os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Pai: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Pai, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta do Criador; e os que morreram no Messias ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Salvador nos ares, e assim estaremos sempre com o Criador.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18

·         Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.1 Tessalonicenses 5:24

- São discutidos a volta do Messias e os eventos que conduzem a volta d’Ele; Paulo, dá aos tessalonicenses uma esperança futura, desejando que eles fossem encorajados a suportarem os sofrimentos, a tornarem-se dia-a-dia mais parecidos com o Messias, a andarem mais perto do Pai e a anunciarem seu evangelho imediatamente; aumentando assim o crescimento espiritual dos crentes.

Contexto Histórico: Tessalônica era a capital e a maior cidade da Macedônia, localizava-se na principal Rodovia Romana (Via Egnácia). Povoada basicamente por gregos, havendo uma elevada comunidade judaica.

Contexto Teológico: Paulo escreveu esta epístola após Timóteo em seu retorno de Tessalônica, ter lhe dado um relatório de sua visita aos novos crentes : Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós;” 1 Tessalonicenses 3:6
Nela Paulo:
·         Expressa seu agradecimento e satisfação pelo crescimento e testemunho dos novos crentes;
·         Responde as acusações que estavam sendo levantadas contra ele por alguns judeus oponentes;
·         Encorajou os crentes a continuarem o difícil trabalho deles, na perseverança e no crescimento até a volta de Jesus;
·         Corrigir alguns mal entendidos, a respeito da futura escatologia e dos (finais dos tempos).

Que assim seja! 
Em: 07 de Janeiro de 2014
---------------------------------------------------------------------------------

Estudos Pessoais


Esboço
      I.            
         * Lembranças dos tessalonicenses (1:2 ao 3:13)

A.   Crentes  tessalonicenses (1: ao 10)
B.   O ministério de Paulo (2:1 ao 16)
C.   O ministério de Timóteo (2:17 ao 3:13)

    II.          * Aplicação dos crentes tessalonicenses (4:1 ao 5:24)

A.        Vida agradável ao Criador (4:1 ao 12)
B.  Aguardando o retorno do Salvador (4:13 ao 5:11)
C. Crescendo no Pai (5:12 ao 24)

*Conclusão: (5:25 ao 28)

Capítulo 1

Referência 1:1
O uso da expressão “GRAÇA e “PAZ” a vós outros; era uma costumeira saudação “GRAÇA” para os gregos (para que a recebessem à luz sacrificial do Messias) e “PAZ” para os judeus, incluída tanto aos judeus convertidos, quanto aos gentios.

Referência 1:2 e 3
Os irmãos tessalonicenses eram exemplo de abnegação  operante na fé, mesmo em meio a tantas dificuldades.

Referência 1:4 e 5
Paulo reconhece o amor desses irmãos, demonstrando a eles que o bom procedimento e amor primeiramente  partiu deles através do evangelho em poder, no Espírito Santo em plena convicção.

Referência 1:6 e 7
Mesmo em meio a grande tribulação esses irmãos receberam a palavra e em prática se tornaram imitadores de Cristo e de Paulo, tornando –se assim exemplo para todos os crente em toda Macedônia e Acaia.


Referência 1:8
O bom exemplo aliado ao evangelho, atingiu por toda parte de forma completa, não sendo necessário Paulo acrescentar mais nada.

Referência 1:9 e10
Pois  o povo mesmo proclamavam que grande mudança houve em vós através do evangelho que trouxemos a vocês.
 - Se converteram  ( deixando o pecado ‘idolatria’) 
 - Serviam (aquele que é vivo e verdadeiro) 
 - Aguardavam o retorno do Messias que nos livra da ira vindoura

Que assim seja! 
Em: 08 de Janeiro de 2014 
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...